terça-feira, 13 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - Desmatamento







Nesta sessão do Clube de Leitura, escolhi um cartoon que foi elaborado por Jarbas Domingos de Lira Junior, de nacionalidade brasileira. Este cartoon intitula-se “Desmatamento” e foi publicado pelo Diário de Pernambucoem 2007.

Neste cartoon, estão representadas duas personagens, um homem e a figura da morte, com dois objetos cortantes nas mãos, um machado e uma foice. Há uma ligação muito grande entre eles, repetindo-se os movimentos como se de um espelho se tratasse. Ao fundo da imagem vêem-se as labaredas as cores que predominam são cores quentes que têm a ver com o fogo.

O Homem está a destruir a Natureza e, ao mesmo tempo, também está a destruir-se a si. É uma situação que ocorre frequentemente em alguns países, mas principalmente no Brasil, onde a Floresta Amazónica é alvo de destruição por interesses meramente económicos. Este cartoon relaciona a Natureza com a Humanidade. O significado desta imagem é demonstrar a ação nefasta do Homem sobre a Natureza.

Eu escolhi este cartoon porque gosto muito da Natureza e não concordo com o que as pessoas lhe fazem. Devemos de preservar a Natureza, pois ela é um bem essencial.


Margarida Neto, 9.ºA




sexta-feira, 2 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - Fuga

                                                 
O cartoon “Fuga”, aquele que escolhi para comentar na sessão do Clube de Leitura, foi elaborado pelo cartoonista turco Kotbas Muammer e publicado no jornal Manset Gazetesi, em 2007.
Mostra-nos dois adultos, um homem e uma mulher, possivelmente um casal, a discutirem tão violentamente que provocam a fuga para bem longe de uma criança que, penso, ser o filho.  
Esta imagem chamou-me a atenção por ser uma realidade muito presente nos dias hoje, já que há cada vez mais desentendimentos entre casais e, em consequência, uma elevada taxa de divórcios. O que mais me sensibiliza na imagem não é propriamente a discussão dos adultos, mas o afastamento e a solidão em que se encontra a criança. Veja-se que ela é ainda muito pequena (foge de triciclo) e tenta afastar-se dos adultos o mais rápido possível e para bem longe, mas está só, completamente desprotegida, como se estivesse num deserto. Predominam os tons amarelo e pastel a fazer lembrar as zonas áridas dos desertos. Isto pode simbolizar que as discussões violentas não são positivas e não levam a lado nenhum. Apenas provocam divisões e o afastamento. Infelizmente, esta é uma situação real e muito comum em muitas famílias.

João Sá, 9.º A